Controle de contas a receber, você sabe o que é? Para uma empresa que está começando agora ou aquela que já está no mercado há algum tempo, a gestão financeira é um dos – se não, o mais importante – pilares do seu negócio. Clichê? Talvez, mas acredite, muitos ainda não dão a atenção devida para isso.
Se o empreendedor possui um bom gerenciamento, ele vai conseguir dominar com facilidade a tarefa de cuidar do fluxo de caixa, ou seja, tudo o que entra e sai de sua loja, por exemplo.
Ter o controle das contas a receber ou a pagar não é um bicho de sete cabeças como parece, pelo contrário, garante uma boa saúde financeira e te da uma visão de como agir nos próximos meses.
O foco deste blog é falar sobre o controle de contas a receber e se você chegou até aqui é porque busca saber tudo sobre o assunto. Então, vamos lá!
O que é controle de contas a receber?
De forma direta, o conceito de controle de contas a receber é saber e acompanhar tudo o que a empresa tem a arrecadar de receita de seus clientes após a venda de um produto ou serviço, seja à vista ou a prazo.
Parece simples, porém, muitos sabem apenas o quanto venderam e não de que forma e/ou quando vão ter o retorno deste pagamento, especialmente, aqueles que trabalham com vendas a prazo.
Ao facilitar as formas de pagamento (via boleto, pix, cartões de crédito/débito cheques, crediários, etc) é preciso ficar atento para que você não receba menos do que tem a pagar. Não é legal trabalhar o mês inteiro e ficar no vermelho, sem receber lucro algum, não é mesmo?
Por isso, ressaltamos mais uma vez que é mais do que necessário controlar suas contas a receber e isso pode ser feito por você ou ainda com a ajuda de uma empresa especializada.

Controle de contas e seus benefícios
Ao entender o que é e aplicar o controle de contas a receber em seu negócio, você terá os seguintes benefícios:
- Evitar e/ou saber lidar com crises financeiras;
- Saber programar as cobranças;
- Ter sempre a previsão de receita nos próximos meses;
- Conhecer os clientes que cumprem corretamente os prazos de pagamento;
- Analisar quem são os inadimplentes e o quanto devem;
- Ajustar métodos de pagamentos dos clientes;
- Aumentar os lucros;
- Ter sempre o fluxo de caixa no azul.
Como controlar as contas a receber
Certo, agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios do controle de contas a receber, é hora de colocar isso em prática da melhor maneira. Veja como:

1. Organize tudo
Sem dúvidas a organização é primordial para que você tenha visão completa e clara dos dados de sua empresa. Comece criando o hábito de anotar absolutamente tudo o que já recebeu de vendas a vista e, principalmente, as contas a receber parceladas.
Com tudo registrado, o gestor saberá as datas de vencimentos e o valor a ser recebido de cada cliente. E, a partir disso criar o melhor método de cobrança, enviando avisos e ajustando prazos para ambos os lados.
Controle de contas: Cuidado com os preços
Quando se coloca preço em um produto ou serviço, o vendedor deve ter claro em sua mente se aquilo está de acordo com o que ele espera faturar.
Afinal, se o preço é baixo, logo, precisa vender mais ou se o valor é alto, pode ter dificuldades em atrair compradores.
Portanto, o ideal é ficar sempre atento aos custos e valores, ser justo com os clientes e com aquilo que você mesmo espera lucrar.

Cobre sem receios
Sabemos que essa tarefa não é nada fácil e nos deixa desconfortável, mas infelizmente quando se tem cliente inadimplente é necessário e evita que sua empresa se dê mal.
Não tenha vergonha de cobrar por algo que você tem direito. Vendeu: mereceu, simples assim. Claro, nem sempre o cliente não quita uma dívida por que não quer, talvez esteja passando por problemas financeiros, por isso, tenha empatia e bons modos na hora de cobrar.
Controle de contas: esteja aberto a negociações
Ao passar os dias de vencimentos e prazos, entre em contato com o cliente para saber o que aconteceu e se mostre aberto para negociar. Ofereça outras formas de pagamento, renegocie a dívida, ajuste os juros, sempre há um jeito.
Estar disposto a renegociar, não é abrir mão do que for melhor para empresa, cuide disso. Se vai sugerir algo, tenha certeza que aquilo não trará prejuízos. Utilize a tecnologia a seu favor, existem sistemas próprios para fazer este trabalho, facilitando a renegociação.

Valorize quem paga corretamente
Não podemos esquecer daqueles que sempre estão em dia com suas contas, por isso, crie também um “plano” para os bons clientes. Coloque a disposição vantagens para pagamentos antecipados, como descontos ou brindes, por exemplo. Lembre-se a boa relação entre consumidores e empresas gera fidelização.
Qual a melhor forma de controlar?
Bom, você percebeu que é preciso seguir vários pontos para um bom controle das contas a receber e deve estar se perguntado: qual a melhor forma de gerenciar tudo isso? Calma, vai dar tudo certo.
O controle pode ser feito de forma tradicional, por planilhas no Excel ou até manualmente em cadernos e livros para este fim, mas convenhamos que esse método, além de estar ultrapassado, é arriscado e leva a erros.
Com o avanço da tecnologia, a criação de aplicativos e softwares especializados em gestão financeira cresceu muito. Eles ajudam a registrar as informações da empresa e dos clientes e ainda, contam com recursos para realizar cobranças, diminuir a inadimplência e aumentar os lucros do seu negócio.

Não perca mais tempo e dinheiro
No blog disponibilizamos para você muitas dicas de como lidar com o seu controle de contas a receber e os benefícios disso tudo para a saúde financeira da sua empresa.
Lembre-se dos pontos principais: organização, relação com os clientes, comunicação clara, precificação de serviços ou produtos, renegociação e valorização.
Invista em tecnologias como os softwares de gestão financeira e, principalmente, de cobrança. Acredite, esses métodos vão te ajudar muito.
Agora, procure colocar tudo em prática e evite a perda de tempo e dinheiro!
Se precisar de uma empresa especializada e com um método eficaz para te ajudar na gestão financeira, fique a vontade para entrar em contato com a Click Sistemas.