Nota Fiscal: entenda quais são os benefícios para sua empresa

Fiscal e tributos

A nota fiscal é um fator muito importante para que uma empresa, independente do tamanho, esteja dentro das normas estabelecidas pelas leis do país com relação a venda de produtos ou prestação de serviços.

Além disso, um empreendedor que se preocupa e procura entender sobre a nota fiscal, tem um controle maior de suas finanças. Se você chegou até aqui em buscar de informações sobre NF, está no lugar certo.

No decorrer do blog vamos te explicar o que é, a importância e os benefícios de se emitir uma nota fiscal. Vale lembrar que, isso vale tanto para quem vende, quanto para quem compra. Tenha uma ótima leitura!

O que é uma Nota Fiscal?

A NF (Nota Fiscal), é um documento obrigatório e que deve ser emitido pelas empresas, no qual ficarão registrados todas as transações de compra e venda. Isso serve tanto para negócios que vendem produtos ou aos que prestam algum tipo de serviço.

Mais do que apenas um documento de registro, as notas fiscais também servem como comprovação de impostos e tributos recolhidos. Ainda, caso seja necessário trocas ou devoluções, elas também servirão de prova de que aquele serviço ou produto foi prestado/vendido por um determinado comércio, indústria e afins. 

Vale lembrar que não importa se seu negocio é MEI, ME, Eireli, Ltda ou qualquer outro modelo, é essencial que a emissão de nota fiscal faça parte da rotina de trabalho.

Portanto, para te ajudar, veja abaixo as principais informações que uma nota fiscal deve ter: 

  • Nome da empresa;
  • Razão social;
  • CNPJ;
  • Inscrição estadual;
  • Data e horário da venda;
  • Descrição dos produtos ou serviço prestado;
  • Valores;
  • Forma de pagamento;
  • Local onde a venda foi realizada. 

Caso precisa de um exemplo mais completo, veja este que está no site da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais.

Por que e qual a importância de emitir nota fiscal?

A emissão de nota fiscal está prevista na Lei Nº 8.846/94, o que comprova a obrigatoriedade de que as empresas devem emitir as notas. Além disso, como já falamos acima, tudo isso gera credibilidade aos clientes e comprova que você estará trabalhando legalmente, pagando todos os tributos.

A importância da nota fiscal para um negócio está ligada diretamente a contabilidade dele. Afinal, é a partir dela que os gestores vão conseguir controlar o fluxo de caixa do que entra e sai, avaliar os lucros e despesas e ficar por dentro de todos os vencimentos e prazos de impostos.

Outra questão para se emitir esse documento é que ele ajudará nos cálculos de Imposto de Renda, seja pessoa física ou jurídica. Tudo para que não tenha dores de cabeça com o Fisco.

Diante disso, se faz necessário que os empresários guardem as notas fiscais por pelo menos cinco anos. Assim, ficarão preparados em casos de imprevistos com relação a prestação de serviço e taxas recolhidas.

Outra questão para se emitir esse documento é que ele ajudará nos cálculos de Imposto de Renda, seja pessoa física ou jurídica. Tudo para que não tenha dores de cabeça com o Fisco.

Importância para o consumidor e a economia

A emissão de nota fiscal não beneficia só o empresário, mas também o consumidor e a economia geral do país. Para o cliente, a nota fiscal é de forma objetiva o registro do que ele comprou, isto é, a partir disso, os direitos como consumidor estarão assegurados. Como, por exemplo, a troca da mercadoria ou o pedido de reembolso.

No caso da importância para a economia, é justamente por ser um documento com registros de tributos de cada empresa. Dessa forma, o Estado consegue ter controle de quem está cumprindo com as obrigações, além de significar que o país vem arrecadando o necessário.

Lembrando que todos os impostos colhidos devem ser destinados ao bem-estar da sociedade, seja na saúde, esporte, lazer, segurança, etc. É dever do estado, município e da união como um todo, investir o dinheiro em todos os setores.

Caso a empresa não esteja cumprindo com as obrigações previstas em Lei, ela estará cometendo um crime. Um exemplo, é a sonegação fiscal, na qual acarretará em multas e sujará o nome do seu negócio.

Nota Fiscal Eletrônica

A NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) tem o mesmo formato da física, porém, como o nome já sugere, ela é totalmente digital. Ela tem a mesma importância citada acima para as empresas, consumidores e a economia.

De acordo com o site da Fazendo do Estado de São Paulo, o projeto NF-e trouxe mudanças significativas no processo de emissão e gestão das informações fiscais, trazendo grandes benefícios para os contribuintes, para a sociedade e para as administrações tributárias.

O site traz ainda, uma lista com os benefícios para cada parte:

Benefícios para o Contribuinte Vendedor (Emissor da NF-e):

  • Redução de custos de impressão;
  • Redução de custos de aquisição de papel;
  • Redução de custos de envio do documento fiscal;
  • Redução de custos de armazenagem de documentos fiscais;
  • Simplificação de obrigações acessórias, como dispensa de AIDF;
  • Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com clientes (B2B);
  • Redução de tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira.

Vantagens para o Contribuinte Comprador (Receptor da NF-e):

  • Eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias;
  • Planejamento de logística de entrega pela recepção antecipada da informação da NF-e;
  • Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com fornecedores (B2B);
  • Benefícios para a Sociedade
  • Redução do consumo de papel, com impacto em termos ecológicos;
  • Incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias;
  • Padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas;
  • Redução de erros de escrituração devido a erros de digitação de notas fiscais;
  • Surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados a Nota Fiscal Eletrônica.

Benefícios para as Administrações Tributárias:

  • Aumento na confiabilidade da Nota Fiscal;
  • Melhoria no processo de controle fiscal, possibilitando um melhor intercâmbio e compartilhamento de informações entre os fiscos;
  • Redução de custos no processo de controle das notas fiscais capturadas pela fiscalização de mercadorias em trânsito;
  • Diminuição da sonegação e aumento da arrecadação;
  • Por fim, suporte aos projetos de escrituração eletrônica contábil e fiscal da Secretaria da RFB (Sistema Público de Escrituração Digital – SPED).

Conclusão

Bom, agora que você já sabe a importância da emissão da nota fiscal, chegou o momento de começar a emitir (se o seu negócio está começando no mercado).

Mas caso a emissão de nota já aconteça em sua empresa, certifique-se que tudo está dentro do que a lei estabelece. Cuidado com os prazos de pagamento, com o preenchimento dos dados e todos os demais processos.

Se precisar de ajuda para administrar tudo isso, conte com a Click Sistemas, uma empresa especializada em gestão de finanças. Entre em contato e saiba quais serviços podemos te oferecer e assim, evitar problemas com o Fisco.

Até o próximo blog.

Newslatter

5 + 13 =

Ao preencher o formulário, você está ciente que a nossa empresa poderá enviar, de tempos em tempos, comunicações e conteúdos de acordo com os seus interesses. Você pode modificar as suas permissões a qualquer tempo. Para mais informações sobre nossas práticas para respeitar a sua privacidade, confira a nossa Política de Privacidade. (enviar para a política de privacidade).

Controle de contas a receber: entenda tudo e faça da maneira correta

Controle de contas a receber, você sabe o que é? Para uma empresa que está começando agora ou aquela que já está no mercado há algum tempo, a gestão financeira é um dos - se não, o mais importante - pilares do seu negócio. Clichê? Talvez, mas acredite, muitos ainda...

Fluxo de caixa: o que é e como aplicar do jeito certo em sua empresa

O Fluxo de caixa é uma das ferramentas mais simples e essenciais para o sucesso financeiro de uma empresa. Afinal, para entender e estar sempre por dentro de como andam os ganhos e despesas, atuais e futuras, do seu negócio, você deve saber e fazer do jeito certo. A...

Gestão Financeira e a importância de ter uma com qualidade

Gestão financeira é coisa séria, afinal, não adianta em nada ter a melhor empresa, os melhores equipamentos, funcionários e afins, se o gerenciamento financeiro não é feito corretamente. Setor público ou privado, os dois requerem cuidados sérios com relação ao...

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.